A logística ainda é bastante debatida pela visão mercadológica de negócios, porque como um serviço de gestão de um conjunto de atividades que envolve o transporte e entrega de mercadorias. Porém, muito além de tudo isso, deveria ser vista também pela visão sociológica, porque pela contribuição essencial para a evolução da sociedade moderna e seu papel imprescindível na vida que levamos hoje.
Desde a comida que comemos, a roupa que vestimos e da commodity até itens considerados luxuosos que temos cada vez mais acesso: todo este consumo também entra na conta do surgimento, evolução e transformação do processo logístico na história.
A origem da logística
A logística faz parte da história da humanidade desde a Grécia Antiga, quando o mapeamento de rotas e armazenagem de suprimentos e armas eram fundamentais durante as guerras, mas foi após a Segunda Guerra Mundial que o processo logístico se consolidou como a logística empresarial que conhecemos hoje.
No período pós-guerra, durante a retomada, as pessoas voltaram a consumir e tinham novas demandas, por mais produtos que estivessem aliados com o desejo de uma nova vida que estava por vir. Com este novo posicionamento e novas exigências, entre a década de 50 e 60 ,as empresas começaram a se preocupar com a satisfação desses clientes, apontando a excelência dessa cadeia logística para as reais necessidades do consumidor final.
Assim, durante os anos seguintes, um processo que antes era rígido e lento, passou a ser visto com um olhar mais estratégico e usado como vantagem competitiva diante dos concorrentes que surgiam cada vez mais ano após ano.
Tecnologia: a maior aliada
A evolução tecnológica sempre teve papel fundamental no crescimento e evolução do setor logístico. Apesar do processo revolucionário da década de 50, foi através dos maiores movimentos, como o surgimento da internet, promovidos pela globalização, que a logística teve seu boom.
No capitalismo, a concorrência passa a ser cada vez maior e competitiva, mas o que torna o planejamento logístico uma área muito importante na empresa para se diferenciar e fidelizar o cliente.
No passado, por exemplo, a tecnologia modernizava em processos básicos porque foi a responsável por transformar a malha de transportes através do desenvolvimento de novos caminhões com maior capacidade para cargas, novas formas de construir as rodovias, para que fossem mais seguras e duráveis, além de inovações mais específicas como iluminação e câmeras nas estradas.
Já hoje, o uso da internet e a sua presença na vida cotidiana da sociedade, ou seja, o comportamento do consumidor final, é quem dita o rumo destes avanços. Tudo acontece muito rápido online e agora o offline também faz parte desse mundo mais ágil. A logística precisa acompanhar.
Neste processo evolutivo, com novas demandas, surgem novas soluções que, aliadas à tecnologia, vão moldando os rumos da logística se adaptando às novas realidades:
Logística 4.0
Agora, com a chegada da nova logística, ou Logística 4.0, não é possível continuar no caminho evolutivo neste mercado sem ter a tecnologia conectando os seus processos logísticos.
Nessa nova “era”, a eficiência se dá através da integração entre todos os envolvidos na cadeia de forma automatizada, rápida e através de aparelhos digitais e móveis, de preferência.
A Logística 4.0 se baseia em alguns pilares importantes, como a cultura de inovação; otimização e inovação; informação na nuvem; gestão de rede e conectividade; roteirização inteligente; gerenciamento do estoque autônomo e modelo puxado de produção.
E o que todos esses pilares têm em comum? A tecnologia avançada.
A automação do processo logístico, que agora se integra neste ambiente digital, consegue otimizar a grande maioria do processo, trazendo benefícios em todas as etapas, como:
- redução de erros e perda de ativos, pois todos os registros passam a ser padronizados e automatizados
- agilidade na tomada de decisão, pois os sistemas permitem a antecipação de possíveis falhas e ajudam a encontrar soluções de forma mais assertiva e rápida
- economia nos custos, desde o combustível até possíveis reparos de intercorrências
- otimização de espaço e tempo, com planejamento minucioso de rotas e diminuição de trabalhos manuais, que agora são feitos pelo sistema
- melhora a experiência do cliente final, que agora também pode fazer monitoramento de encomendas e entregas em tempo real
Fulfillment:
Com a chegada do e-commerce e seu boom na última década, em especial no último ano devido à pandemia do covid-19, a logística no Brasil teve de se reinventar e criar novas soluções que facilitem os processos do empreendedor e que solucionem as mais diferentes demandas do consumidor.
Assim surgiu o Fulfillment, solução criada para e-commerces em que uma empresa de logística terceirizada, é responsável por todas as atividades necessárias dessa loja online, desde o recebimento do pedido até a entrega para o cliente final.
Assim, o empresário foca nas suas tarefas que envolvem as finanças, contabilidade e marketing, enquanto uma empresa especializada, que possui a melhor estrutura logística, como transporte e armazenagem, cuida do seu processo logístico.
O Fulfillment tem como base de suas operações, 4 frentes fundamentais: o estoque e armazenagem das mercadorias do e-commerce, o manuseio e separação das mercadorias, que exige muita organização, a distribuição e transporte aliados com a tecnologia e o pós-venda com coleta de feedbacks para garantir a satisfação.
O resultado é um processo muito mais eficiente, entregas mais rápidas, um cliente satisfeito e, então consequentemente, mais lucro e prosperidade nas vendas.
Você pode saber mais detalhes do FulFillment e como ele funciona na Supporte Logística, clicando neste link.
Torre de Controle:
A Torre de Controle Logístico é uma das soluções logísticas modernas que caminha com a tecnologia rumo a um futuro cada vez mais automatizado e, principalmente, inteligente.
Ela funciona como uma ferramenta integrativa de todo o sistema logístico, de ponta a ponta. É um sistema que atua como um hub, que capta e armazena todas as informações relevantes das operações logísticas da empresa e processa dados para gerar atualizações e insights em tempo real.
Isso faz com que as estratégias do negócio sejam mais assertivas e as tomadas de decisão aconteçam de forma muito mais rápida.
Criamos um material gratuito que descreve cada passo, como funciona e todas as vantagens do uso da Torre de Controle no processo logístico.
Você pode acessá-lo agora mesmo clicando no botão abaixo.
Uma coisa é fato: vivemos em uma nova sociedade em que tudo muda muito rápido, constantemente, e o mercado precisa se adaptar às novas dinâmicas e estilos de vida que surgem no caminho.
Apenas as empresas de grande capital conseguem manter um processo logístico de ponta a ponta interno eficiente, e é por isso que a terceirização da logística surge como uma opção para que as empresas de diversos tamanhos sejam competitivas neste mercado.
Se este é o seu caso, e você ainda não escolheu a empresa ideal para ser sua parceira, lembre-se sempre de considerar a experiência de mercado, mas principalmente, as soluções e tecnologias oferecidas e como poderão caminhar juntos rumo à evolução.
A logística e a tecnologia agora são uma só.
Sobre a Supporte
Há mais de 20 anos, a Supporte é a solução completa em logística para o mercado B2C e B2B, porque facilita as experiências de consumo através do foco exclusivo nas necessidades do cliente e na satisfação do consumidor.
Além da infraestrutura completa de armazenagem, transporte e portos secos espalhados pelo Brasil, a Supporte também atua através de consultorias estratégicas, CRM e criação de e-commerce, potencializando a sua cadeia de ponta a ponta rumo ao sucesso.