Você já ouviu falar em marketplace? Esse é um modelo de negócio que funciona mais ou menos como um shopping center virtual: várias marcas e lojas, de diferentes donos, se reúnem em um mesmo lugar. Esse sistema começou a ser utilizado no Brasil em meados de 2012, e é conhecido por ajudar o consumidor a encontrar os produtos que deseja pelos melhores preços.
Em um marketplace, são realizadas transações por meio de plataformas em que vendedores expõem seus produtos e serviços aos consumidores. É diferente de uma loja virtual, que só possui um proprietário e não tem concorrência interna entre vendedores. Aqui, podem existir empresas distintas comercializando os mesmos produtos por preços variados.
As empresas de marketplace estão espalhadas pelo mundo inteiro. Várias delas são muito populares aqui no Brasil, como Walmart, Americanas, Mercado Livre, OLX e Bom Negócio.
Como funciona o marketplace
Para que você entenda mais facilmente o modelo marketplace, vamos supor que você tenha uma loja física de produtos eletrônicos que seja similar à de um conhecido. Porém, a loja dele já é conceituada no mercado e tem larga experiência, ao contrário da sua. Então esse conhecido oferece a você um espaço dentro da loja dele para que você exponha seus produtos, em troca apenas de uma porcentagem do seu faturamento nas vendas. Essa é, basicamente, a forma de funcionamento do marketplace, só que na internet.
Alguns conceitos essenciais são:
- Comissão: taxa cobrada pelo marketplace sobre o volume de vendas, de acordo com o produto ou serviço. Varia, geralmente, de 3,5% a 30% (caso do Uber).
- Intermediador financeiro: instituição que intermedeia de forma segura as transações financeiras entre vendedores e consumidores. Exemplos: PagSeguro, Bcash, PayPal.
- Prazo de pagamento: a maior parte dos marketplaces trabalha com um prazo para pagamento que vai de 2 dias até 45 dias após a postagem do produto ou a entrega do pedido. O pagamento só é liberado após a transação ter sido completada.
- Liquidez de produtos: taxa que avalia o número total de produtos com vendas e os divide pelo total de produtos do marketplace, apresentando o grau de maturidade do site e a probabilidade das vendas. Varia de 25% a 60%, mas em alguns casos pode ir de 10% a 25%.
- Liquidez de vendedores: é um indicador que se baseia no número total de lojas com vendas e divide esse número pela quantidade de lojas do marketplace.
- Cauda longa: essa teoria foi criada por Chris Anderson e representa um dos grandes benefícios do marketplace. Permite o acesso do consumidor a produtos e serviços que nunca seriam conhecidos, ou seja, acessíveis.
Preste atenção às políticas de venda e regras do marketplace escolhido e procure segui-las. Como dissemos, vendedores e compradores frequentemente são avaliados nesses sites, recebendo uma pontuação. Obedecer às diretrizes é uma das formas de ser bem rankeado.
E quais são as principais vantagens do marketplace? Nós preparamos, a seguir, seis razões para que você pense em investir nesse moderno e lucrativo sistema de negócios.
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Maior visibilidade
A visibilidade, sem dúvida, é a grande vantagem de um marketplace. Uma plataforma desse tipo pode atrair muitas visitas, contando com um público mais sólido e estabelecido. Assim você pode investir menos dinheiro e tempo com divulgação ou marketing digital.
O Mercado Livre, por exemplo, é um gigante de vendas, visitado por milhões de pessoas. É uma boa vitrine para qualquer produto, uma empresa bem conhecida. Anunciando seus produtos no Mercado Livre, você ganha a confiabilidade dos clientes, mesmo que sua marca seja nova. Há rankings com pontuação para vendedores e compradores, o que facilita a escolha de produtos e serviços pelo consumidor, além de incentivar a responsabilidade, idoneidade e qualidade nos processos de compra para ter uma boa reputação.
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Mais vendas
Você poderá aumentar suas vendas. Os grandes marketplaces têm muita audiência, podendo chegar a mais ou menos 40 milhões de possíveis compradores. Você pode buscar, por exemplo, um conjunto de talheres e encontrar diversas marcas, da mais cara à mais barata, em várias lojas. Assim você não precisa construir uma marca ou ganhar aos poucos a confiança dos consumidores.
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SEO
Outra razão para optar pelo marketplace é o SEO. As grandes plataformas já estão bem indexadas nos sites de busca, e assim sua loja será mais facilmente acessada, aumentando suas vendas.
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Menos custos
Como falamos anteriormente, em um marketplace você reduz certos custos com marketing, construção de marca, TI, hospedagem e outros. Deve-se negociar de acordo com valores predefinidos pela plataforma, que lhe permite utilizá-la como vitrine para seus produtos e serviços, dando a você maior tráfego e credibilidade, além de uma boa lucratividade. Geralmente a manutenção é fácil, o que permite a você focar em outras atividades. A plataforma já está otimizada para vendedores e consumidores.
E como os marketplaces ganham dinheiro? A maioria deles por porcentagens sobre lucros ou comissões sobre vendas, que são vantajosos para os consumidores e favorecem as vendas.
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Crescimento do negócio e do público
Com um marketplace, você pode ter uma nova demanda de consumidores e aumentar a quantidade de produtos oferecidos de forma online. Assim crescerá o seu faturamento, e você irá atingir metas cada vez maiores, com inovação e ampliação dos produtos.
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Fidelização dos clientes
Outra vantagem do marketplace é a fidelização dos consumidores. Você terá todas as ferramentas para criar ações que possam aumentar o valor da experiência do usuário com seus produtos ou sua loja, desde a usabilidade até o frete e o pós-venda. Uma experiência positiva do comprador ajuda muito a torná-lo seu cliente usual, uma vez que aprovou o andamento da transação.
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