Se procurarmos no dicionário, o termo “propósito” significa intenção, projeto, objetivo. Essa palavra foi usada durante muito tempo no campo pessoal, em momentos em que nos questionamos sobre o sentido de nossas vidas, porque estamos aqui no mundo. Mas, nos últimos anos, a utilização do propósito tem ido além. Por vezes pode ser aplicado na vida profissional, quando paramos para analisar nossa vocação ou verdadeiro dom. Aos poucos, ela ganhou mais espaço quando falamos também de empresas.
Definindo o propósito
Mais que buscar lucratividade ou prestígio, as companhias têm cada vez mais explorado esse conceito. Nos negócios, o propósito pode ser visto como entender a missão verdadeira de uma empresa, estabelecer sua finalidade e seu papel em relação à sociedade.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, esses valores não são apenas algo usado pelo marketing ou um slogan, mas sim como uma força para entregar o melhor aos clientes, funcionários, acionistas e todos aqueles que estão ao seu redor. É o seu diferencial no mundo. Afinal, podem existir diversas empresas que têm uma proposta similar, produzem produtos parecidos, mas o que o seu negócio oferece de especial, qual o objetivo e o que você quer entregar que pode destacá-lo?
Imagine, por exemplo, uma empresa que produz calçados. Existem inúmeras delas no mercado. Mas uma, em especial, busca aliar conforto, qualidade e estilo diferenciados. Então, o que ela vende é mais que um calçado comum, mas um ideal que dá um significado muito maior para a existência da empresa e, consequentemente, pode estimular as vendas.
Então, a receita para definição de propósito deve unir sempre um objetivo comercial, logicamente, mostrando o que a organização tem a oferecer, mas deve ser baseado na moral e voltado ao que ela pode ofertar para o mundo. Ela servirá como um rumo a ser seguido, que ajudará você saber onde quer chegar, mas, acima de tudo, dará mais energia para enfrentar a trajetória. Isso envolve não apenas os gestores, mas também os funcionários, influenciando-os na forma de trabalhar. Com isso, toda a equipe fica mais engajada, atuando em cooperação em busca do mesmo objetivo.
Geralmente, a pessoa que pode ajudar a enxergar o propósito da empresa é o fundador, pois ninguém melhor para explicar mais sobre as raízes do negócio do que quem as plantou, não é mesmo? As memórias de quem acompanhou esse processo podem ter papel essencial para traçar o propósito de quem ainda não descobriu exatamente o que está buscando.
Mas é importante lembrar que tudo é mutável, podendo não ser o mesmo lá do início, quando tudo começou. Com o passar dos anos, é natural (e até necessário) que o portfólio se renove, as estratégias mudem, os planejamentos sejam redefinidos e as propostas sejam atualizadas. Com isso, o propósito também pode se transformar, não há problema nenhum nisso. Apesar de servir como um norte para iniciar os trabalhos, é essencial analisar o que a empresa oferece hoje.
No fim das contas, não há uma fórmula mágica que revele instantaneamente o propósito de uma empresa, até porque quem está dentro dessas engrenagens e conseguirá ver melhor o que move essa estrutura é você mesmo. Então é hora de parar e refletir. Não adie, afinal trabalhar com propósito não apenas faz com que os clientes consigam ter uma identificação maior com a marca, mas torna o trabalho mais leve para todos os envolvidos, já que os desafios que o dia a dia impõe serão muito mais suportáveis quando você sabe onde quer chegar.
Supporte: trabalhando com propósito
Você já percebeu como o propósito é importante para uma empresa. Nós, da Supporte, sabemos bem disso. Criada há quase 20 anos para ser uma operadora logística, passamos por uma transformação em 2007 e reinventamos nossos serviços, transformando-nos em uma empresa que oferece logística integrada, com soluções completas, transformando-nos em uma empresa Full Commerce.
Agora, tomamos o papel de guia, oferecendo soluções completas e customizadas, que garantem a segurança e tranquilidade para que nossos parceiros possam focar no que realmente importa: seus negócios. Sempre em busca de novas tecnologias, processos e serviços, agora a Supporte está ainda mais preparada para ajudar você.
Nossos serviços agora contemplam:
- Full Service: tenha a tecnologia necessária para criar seu e-commerce e ainda conte com o apoio de marketing digital para impulsionar suas vendas.
- Fulfillment: hospedagem dos seus produtos em armazéns de nível internacional e também o transporte com sincromodalidade, em que definimos o melhor projeto para a sua empresa. Os dois serviços, como os outros, podem ser contratados juntos ou separadamente.
- Gestão: administração do processo completo, do pré ao pós-venda.
Nosso propósito é claro: facilitar as experiências de consumo do cidadão. Para isso, reinventamos nossas propostas e também objetivos, indo muito além da logística, mas liderando um ecossistema com soluções ponta a ponta para o seu negócio. Venha conhecer mais sobre nossos serviços!