Skip to content
  • SOLUÇÕES EM LOGÍSTICA
    Armazenagem
    Entreposto da Zona Franca de Manaus
    Porto Seco
    Transporte
    Torre de Controle
  • Clientes
  • CONTEÚDOS
  • A SUPPORTE
SOLICITE UM ORÇAMENTO
Linkedin-in Instagram Facebook-f Youtube
  • EnglishEN
Pesquisar
Fechar
Home | CONTEÚDOS ESPECIAIS | Gestão | Procurement: o setor que vai além das compras

MAIS CONTEÚDO PARA APOIAR O DIA A DIA

CONTEÚDOS SUPPORTE

Confira conteúdos especialmente pensados para apoiar suas decisões e informá-lo sobre novidades no setor de logística

procurement

Procurement: o setor que vai além das compras

03 / 01 / 2019
|
6 min. de leitura
-   Por: Supporte Logística

O setor de compras é vital para uma empresa. Muito além de suprir as necessidades gerais, adquirindo desde matérias-primas até os consumíveis do escritório ou mesmo a contratação de serviços, ele tem papel essencial no desdobramento de todas as atividades do negócio, inclusive na lucratividade.

Com o passar dos anos e a evolução da tecnologia, essa área passou a ser aprimorada e evoluiu muito. Além de comprar, o comprador passou a ter uma função também estratégica nas companhias. Então, mais do que sourcing, que literalmente quer dizer aquisição, passou a fazer o serviço de procurement, que tem origem no latim procurare e quer dizer governar.

Curiosidade

A dúvida no uso dos dois termos tem uma explicação: nos países em que o inglês é o idioma principal, é bastante comum existir nas empresas um setor chamado “procurement and sourcing”. Aqui no Brasil, ele foi adaptado para apenas “setor de compras”, o que pode gerar confusão em quem está conhecendo esses conceitos.

Quer entender melhor qual o papel desse novo posicionamento estratégico e ainda ver dicas de como aplicá-lo aí na sua empresa para melhorar os resultados? Nós explicamos para você. Confira!

Procurement

Procurement é uma forma de abastecer empresas (privadas ou públicas) que utiliza métodos mais complexos de aquisição. Ou seja, procurement e compras não são sinônimos, apesar de muitas vezes os dois termos serem usados dessa forma.

Enquanto a compra é apenas a obtenção de um material, o procurement envolve um processo mais longo, um conjunto de etapas, que vai desde a pesquisa de mercado e escolha de fornecedores até o transporte, montagem, armazenagem e fechamento de contratos. Com isso, podemos dizer que ele acaba integrando vários setores da empresa, inclusive o de logística, para formar uma estratégia de abastecimento.

Sendo assim, podemos considerar que ele soma todo o processo de sourcing à diferentes ações que trazem inúmeros benefícios ao negócio. Conheça algumas dessas estratégias eficientes que compõe o procurement e podem fazer diferença na sua empresa:

  • Pesquisa de mercado
    Escolher bons parceiros, que ofereçam matérias-primas modernas, de qualidade, preços competitivos e condições comerciais favoráveis, como opções de pagamento e prazos de entrega, é essencial. Para isso, é preciso fazer uma boa pesquisa de mercado, solicitando cotações e analisando cuidadosamente as informações. Aos poucos, é possível identificar aqueles parceiros que melhor suprem as necessidades do seu negócio.
  • Logística
    A logística também está entre as atribuições do profissional de procurement. Principalmente quando o assunto é transporte, já que esse pode ser considerado um dos principais “termômetros” da satisfação do consumidor. Quando uma compra chega no prazo combinado ou até mesmo antes, é possível estar um passo mais perto de fidelizar esse cliente. Para isso, é preciso reduzir o lead time, estudando, por exemplo, opções diferentes de modais que consigam entregar com maior eficiência o item que você precisa, dentro do tempo necessário e com total controle dos gastos.
  • Gestão de gastos
    Mais que cumprir um orçamento preestabelecido, a área de procurement também pode atuar na otimização do consumo de itens da cadeia de suprimentos da empresa. Por meio do acompanhamento periódico de resultados e estipulação de metas, é possível ter melhor aproveitamento dos suprimentos sem reduzir a qualidade, reduzindo gastos e aumentando os lucros.
  • Registro de compras
    Outro item necessário é o acompanhamento constante para saber se a parceria comercial continua viável, trazendo benefícios. Verificar, por exemplo, a variação dos preços, é um fator entre vários outros que devem ser monitorados a cada nova compra. Esse é um trabalho extenso para ser feito manualmente, mas a tecnologia pode dar uma força, simplificando o processo. Hoje, sistemas são capazes de gravar os últimos valores das cotações, possibilitam que você dê notas, aponte ocorrências e, com isso, faça uma avaliação constante dos fornecedores.
  • Registro de recebimento
    O registro de recebimento é outra etapa importante, que deve ser feita com cuidado. É nessa hora que se confere a quantidade recebida, sempre conforme o pedido de compras, checa-se a qualidade, confirma se os materiais estão de acordo com a descrição da solicitação, certifica-se que o prazo de entrega foi cumprido e não houve nenhuma avaria ou extravio. Simplificando, seria como uma auditoria no momento em que se recebe o produto para identificar se o que foi comprado realmente veio conforme foi acertado com o fornecedor.
  • Cumprimento de requisitos ambientais
    O setor de suprimentos tem papel importante no cumprimento dos processos sustentáveis dentro de uma empresa. Mais do que uma tendência que pode, inclusive, atrair consumidores, essa é uma obrigação. Para isso, é importante conhecer de perto os fornecedores para saber se eles seguem procedimentos que buscam preservar o meio ambiente, como a utilização de matérias-primas recicláveis e transporte em uma frota mais nova, o que reduz a emissão de poluentes, além de diminuir o consumo de combustível.
  • Preocupação com os impactos sociais
    Mais do que cuidar do meio ambiente, a sustentabilidade também se estende às pessoas que estão ao redor. A empresa e também seus parceiros precisam ter cuidado com a comunidade, sabendo de que forma impactam seu dia a dia e buscar forma de minimizar possíveis efeitos negativos que possam causar, como barulho ou poeira em excesso, por exemplo. Outro ponto que também merece ser analisado é se seus fornecedores oferecem boas condições de trabalho aos seus funcionários. Estar ciente sobre todos os envolvidos no processo, direta ou indiretamente, é essencial e uma questão de ética.
  • Padronização de processos
    Conhecer as demandas, observá-las e registrar tudo aquilo que torna o processo de compra mais eficiente é um dos papéis do profissional de procurement. Seguindo esses procedimentos padronizados, é possível agilizar as demandas, diminuir custos e gerar mais produtividade na empresa.

O papel do profissional de procurement

Resumindo, o procurement não somente interage, mas integra a cadeia de suprimentos do negócio, monitorando a sua dinâmica e utilizando toda a sua inteligência estratégica ele administra as ações que podem contribuir para melhorar a lucratividade.

Esse profissional ajuda na tomada de decisões, presta suporte para integração de áreas relacionadas (produção, armazenagem, logística e distribuição) trabalha na gestão de processos corporativos, fica atento à inovações, está de olho nas tecnologias e métodos que podem contribuir para uma cadeia de suprimentos mais eficaz, tem visão global dos projetos e realiza pesquisas de mercado. Além de tudo isso, ainda tem o papel de identificar, controlar e reduzir gastos diretos ou indiretos que podem influenciar nos resultados do negócio.

Anterior
Próximo
CONTEÚDOS ESPECIAIS PARA VOCÊ
  • Armazenagem
  • E-commerce
  • Economia
  • Gestão
  • Inovação
  • Logística
  • Marketplace
ARTIGOS MAIS LIDOS
  • FIFO: qual a importância desse sistema de armazenagem?
  • A importância do CRM na logística
  • Entrepostos: por que eles são tão importantes para a logística no país?
Tags
armazenagem armazém B2B B2C blockchain cadeia de suprimentos custos logíticos drone e-commerce economia empresa entrega entregas entreposto entrepostos estoque estoque de segurança excesso de estoque experiência do consumidor fidelização de clientes full commerce galpão gestão de estoque gestão lean imposto internet just in time lean manufacturing logística logística lean loja online loja virtual lucratividade marketing digital marketplace melhoria constante multimodal qualidade supply chain tecnologia tendências para logística terceirizar a entrega transporte ZFM zona franca de manaus

+ 55(34)3228-9500

Linkedin-in Instagram Facebook-f Youtube
  • Rodovia BR-365, km 622, s/n - Brasil, Uberlândia - MG
  • SOLUÇÕES EM LOGÍSTICA
  • Clientes
  • CONTEÚDOS
  • LGPD
  • A SUPPORTE
  • SOLICITE UM ORÇAMENTO
  • Rodovia BR-365, km 622, s/n - Brasil, Uberlândia - MG
  • CONTATO
  • PORTAL DO CLIENTE
  • TRABALHE CONOSCO

© 2023 SUPPORTE LOGÍSTICA INTEGRADA

• Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site.

Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desligá-los em configurações.

+ 55(34)3228-9500

Menu
  • SOLUÇÕES EM LOGÍSTICA
    • Armazenagem
    • Entreposto
    • Porto Seco
    • Torre de controle
    • Transportes
  • Clientes
  • CONTEÚDOS
  • A SUPPORTE
  • LGPD
  • CONTATO
  • PORTAL DO CLIENTE
  • TRABALHE CONOSCO
SOLICITE UM ORÇAMENTO
Linkedin-in Instagram Facebook-f Youtube
  • EnglishEN

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Preencha o formulário para receber uma proposta personalizada de acordo com a sua necessidade!

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO

Dúvidas?

“Envie uma foto sua segurando seu Documento com foto, próximo ao rosto. Fique atento para que todos os dados estejam legíveis. Somente será aceito o envio de arquivo do tipo: jpg ou png”

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

Distribuído por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Como titular de seus dados pessoais, você pode exercer seus diretos e solicitar as opções abaixo:

Quero atualizar meus dados

A correção de dados incompletos, errados ou desatualizados também é um direito.

SOLICITAR

Quero confirmar a existência dos meus dados

Você como titular tem o direito de saber se seus dados pessoais foram coletados por nós.

SOLICITAR

Quero solicitar a exclusão dos meu dados

Você têm o direito de pedir o cancelamento ou exclusão de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD.

SOLICITAR

Quero solicitar a portabilidade dos meus dados

Você como titular têm o direito de transferir os seus dados pessoais que estejam em nosso poder para outro controlador.

SOLICITAR

Quero ter acesso aos meus dados pessoais

Você como titular tem o direito de acessar todos os seus dados pessoais caso os mesmos tenham sido coletados por nós.

SOLICITAR

 

Cookies para estatísticas

Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.

Manter este cookie habilitado nos ajuda a melhorar nosso site.

Cookies Utilizados
  • Nome: _ga
    Duração: 2 anos
    Fonte: Google Analytics
    Descrição: Armazenar e contar visualizações de página.
  • Nome: _gid
    Duração: 1 dia
    Fonte: Google Analytics
    Descrição: Armazenar e contar visualizações de página.

Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

Cookies de Marketing

Os cookies de marketing podem ser usados pela nossa empresa para criar um perfil de seus interesses e mostrar anúncios relevantes no nosso site e também em outros sites.

Cookies Utilizados
  • Nome: _fbp
    Duração: 3 meses
    Fonte: Facebook
    Descrição: Armazenar e rastrear visitas em websites.
  • Nome: rdtrk
    Duração: 1 ano
    Fonte: RD Station
    Descrição: Guardar a lista de todas as páginas que um visitante acessou dentro do seu domínio, mesmo antes da conversão (Somente para contas com acesso ao Lead Tracking).
  • Nome: __trf.src
    Duração: 2 anos
    Fonte: RD Station
    Descrição: Guardar a referência de origem da visita de um usuário ao seu site.
  • Nome: _rd_wa_id
    Duração: 30 minutos
    Fonte: Rd Station
    Descrição: Guarda informação se já existe uma sessão em andamento para diferenciar visitas.

Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

Política de Privacidade

Mais informações sobre nossa

Política de Privacidade