Skip to content
  • SOLUÇÕES EM LOGÍSTICA
    Armazenagem
    Entreposto da Zona Franca de Manaus
    Porto Seco
    Transporte
    Torre de Controle
  • Clientes
  • CONTEÚDOS
  • A SUPPORTE
SOLICITE UM ORÇAMENTO
Linkedin-in Instagram Facebook-f Youtube
  • EnglishEN
Pesquisar
Fechar
Home | CONTEÚDOS ESPECIAIS | E-commerce | Cross border: quais os principais desafios desse tipo de operação?

MAIS CONTEÚDO PARA APOIAR O DIA A DIA

CONTEÚDOS SUPPORTE

Confira conteúdos especialmente pensados para apoiar suas decisões e informá-lo sobre novidades no setor de logística

crossboarder

Cross border: quais os principais desafios desse tipo de operação?

16 / 07 / 2019
|
4 min. de leitura
-   Por: Supporte Logística

Mesmo durante um período de economia desaquecida, as vendas pela internet não pararam de crescer. Apenas em 2018, de acordo com o Ebit|Nielsen, o comércio eletrônico faturou R$ 53,2 bilhões, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. Para este ano, a expectativa de expansão é de 15%, com vendas totais que ultrapassarão os R$ 61 bilhões. O que já é promissor quando falamos do mercado interno pode crescer ainda mais com uma possibilidade que vem ganhando destaque, tornando-se uma verdadeira tendência, o cross border.

Também conhecido por comércio transfronteiriço, nada mais é do que a exportação, onde as empresas brasileiras passam a oferecer seus produtos para consumidores de outros países. A ampliação do acesso à internet derrubou fronteiras geográficas, então essa é a oportunidade de estender os negócios também para o mercado externo. Entre os itens com maior volume de faturamento nessa categoria estão roupas, sapatos, acessórios e produtos de beleza. Ficou interessado em conhecer ainda mais sobre o cross border? Confira!

Desafios da operação cross border

Apesar de parecer algo simples de ser executado, é essencial lembrar que existem algumas diferenças entre essa modalidade e vendas internas. Antes de implantá-la na empresa, fique atento a alguns pontos cruciais para o sucesso dessa nova nova operação:

    • Analise o mercado
      O primeiro passo para a comercialização de qualquer item, dentro ou fora do Brasil, é verificar cuidadosamente o público, afinal é preciso saber se há uma necessidade e busca por ele. Aqui também é importante ponderar questões específicas da cultura local, hábitos de consumo, interesses, compatibilidade com o clima e outras particularidades que podem influenciar diretamente nas vendas. Escolher o produto certo é a chave para começar com o pé direito. Com todas essas informações em mãos, fica mais fácil também para determinar quais os países em que você deseja operar.

    • Precificação
      Quando se fala em exportação, outro passo que merece alerta é a questão dos custos envolvidos para o envio de mercadorias para o país de destino. Lembre-se que aqui não entra apenas o transporte, mas também tributos. Uma avaliação séria deve ser feita para confirmar a viabilidade desses gastos para a empresa. Se não sabe por onde começar, pode acessar um simulador disponível no site da Receita Federal. Ele ajuda a fazer uma estimativa do valor dos tributos e taxas administrativas para a exportação, utilizando como base o código da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), valor aduaneiro da mercadoria e também a moeda do país de destino.
    • Consulte as questões legais envolvidas nesse processo
      Cada local tem regras específicas para o recebimento de pacotes do exterior, por isso busque o máximo de informações sobre o assunto antes de iniciar as operações. Além disso, não deixe de consultar todos os impostos que podem ser cobrados, documentações específicas e outros itens que podem ser exigidos para evitar surpresas desagradáveis.
    • De olho no seu e-commerce
      Para começar, um sistema para recebimento adequado e seguro é fundamental para o comércio eletrônico. Lembre-se que esses mecanismos podem variar muito de lugar para lugar. Por isso, pesquise com atenção as opções disponíveis e preferências de seu mercado potencial antes de disponibilizar as formas de pagamento aos seus novos clientes. Outros itens que merecem muita atenção são a tradução de acordo com o idioma local e também a conversão de moedas para facilitar a vida de quem acessa sua loja virtual. Não deixe de checá-los!

E a logística cross border?

Você já viu que é fundamental aprimorar os processos internos da empresa ao adotar o cross border. Mas, outro ponto que pode demandar um estudo cauteloso é a logística. Para enviar mercadorias para o exterior, você deverá encontrar os parceiros certos para prestar o serviço de envio ao destino.

Lembre-se que, para o cliente, a responsabilidade sobre o frete não passa a ser da transportadora quando o material é entregue a ela, mas sua. Então, é preciso fechar contratos com empresas confiáveis, que consigam realmente cumprir os prazos combinados, não só no exterior como no deslocamento do material dentro mesmo do Brasil, aliando a qualidade nos serviços a custos viáveis para o seu negócio. Tudo isso com segurança, afinal o caminho é longo e os compradores esperam que ele chegue intacto em suas mãos.

E, se o envio da mercadoria pode parecer complexo, não esqueça que ainda pode haver a necessidade de uma logística reversa, que traz muitas outras complicações, como custos, direitos aduaneiros, documentações, etc. Tenha uma política bem pensada para garantir a confiabilidade de seus consumidores.

Anterior
Próximo
CONTEÚDOS ESPECIAIS PARA VOCÊ
  • Armazenagem
  • E-commerce
  • Economia
  • Gestão
  • Inovação
  • Logística
  • Marketplace
ARTIGOS MAIS LIDOS
  • FIFO: qual a importância desse sistema de armazenagem?
  • A importância do CRM na logística
  • Entrepostos: por que eles são tão importantes para a logística no país?
Tags
armazenagem armazém B2B B2C blockchain cadeia de suprimentos custos logíticos drone e-commerce economia empresa entrega entregas entreposto entrepostos estoque estoque de segurança excesso de estoque experiência do consumidor fidelização de clientes full commerce galpão gestão de estoque gestão lean imposto internet just in time lean manufacturing logística logística lean loja online loja virtual lucratividade marketing digital marketplace melhoria constante multimodal qualidade supply chain tecnologia tendências para logística terceirizar a entrega transporte ZFM zona franca de manaus

+ 55(34)3228-9500

Linkedin-in Instagram Facebook-f Youtube
  • Rodovia BR-365, km 622, s/n - Brasil, Uberlândia - MG
  • SOLUÇÕES EM LOGÍSTICA
  • Clientes
  • CONTEÚDOS
  • LGPD
  • A SUPPORTE
  • SOLICITE UM ORÇAMENTO
  • Rodovia BR-365, km 622, s/n - Brasil, Uberlândia - MG
  • CONTATO
  • PORTAL DO CLIENTE
  • TRABALHE CONOSCO

© 2023 SUPPORTE LOGÍSTICA INTEGRADA

• Todos os direitos reservados | Política de Privacidade

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site.

Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desligá-los em configurações.

+ 55(34)3228-9500

Menu
  • SOLUÇÕES EM LOGÍSTICA
    • Armazenagem
    • Entreposto
    • Porto Seco
    • Torre de controle
    • Transportes
  • Clientes
  • CONTEÚDOS
  • A SUPPORTE
  • LGPD
  • CONTATO
  • PORTAL DO CLIENTE
  • TRABALHE CONOSCO
SOLICITE UM ORÇAMENTO
Linkedin-in Instagram Facebook-f Youtube
  • EnglishEN

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Preencha o formulário para receber uma proposta personalizada de acordo com a sua necessidade!

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO

Dúvidas?

“Envie uma foto sua segurando seu Documento com foto, próximo ao rosto. Fique atento para que todos os dados estejam legíveis. Somente será aceito o envio de arquivo do tipo: jpg ou png”

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

Distribuído por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Como titular de seus dados pessoais, você pode exercer seus diretos e solicitar as opções abaixo:

Quero atualizar meus dados

A correção de dados incompletos, errados ou desatualizados também é um direito.

SOLICITAR

Quero confirmar a existência dos meus dados

Você como titular tem o direito de saber se seus dados pessoais foram coletados por nós.

SOLICITAR

Quero solicitar a exclusão dos meu dados

Você têm o direito de pedir o cancelamento ou exclusão de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD.

SOLICITAR

Quero solicitar a portabilidade dos meus dados

Você como titular têm o direito de transferir os seus dados pessoais que estejam em nosso poder para outro controlador.

SOLICITAR

Quero ter acesso aos meus dados pessoais

Você como titular tem o direito de acessar todos os seus dados pessoais caso os mesmos tenham sido coletados por nós.

SOLICITAR

 

Cookies para estatísticas

Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.

Manter este cookie habilitado nos ajuda a melhorar nosso site.

Cookies Utilizados
  • Nome: _ga
    Duração: 2 anos
    Fonte: Google Analytics
    Descrição: Armazenar e contar visualizações de página.
  • Nome: _gid
    Duração: 1 dia
    Fonte: Google Analytics
    Descrição: Armazenar e contar visualizações de página.

Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

Cookies de Marketing

Os cookies de marketing podem ser usados pela nossa empresa para criar um perfil de seus interesses e mostrar anúncios relevantes no nosso site e também em outros sites.

Cookies Utilizados
  • Nome: _fbp
    Duração: 3 meses
    Fonte: Facebook
    Descrição: Armazenar e rastrear visitas em websites.
  • Nome: rdtrk
    Duração: 1 ano
    Fonte: RD Station
    Descrição: Guardar a lista de todas as páginas que um visitante acessou dentro do seu domínio, mesmo antes da conversão (Somente para contas com acesso ao Lead Tracking).
  • Nome: __trf.src
    Duração: 2 anos
    Fonte: RD Station
    Descrição: Guardar a referência de origem da visita de um usuário ao seu site.
  • Nome: _rd_wa_id
    Duração: 30 minutos
    Fonte: Rd Station
    Descrição: Guarda informação se já existe uma sessão em andamento para diferenciar visitas.

Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

Política de Privacidade

Mais informações sobre nossa

Política de Privacidade